
Diferenças de gênero no brincar de crianças pré-escolares e escolares na brinquedoteca
2006; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 16; Issue: 34 Linguagem: Português
10.1590/s0103-863x2006000200014
ISSN1982-4327
AutoresFernanda H. Wanderlind, Gabriela Dal Forno Martins, Janete Hansen, Samira Mafioletti Macarini, Mauro Luı́s Vieira,
Tópico(s)Physical Education and Sports Studies
ResumoEste estudo teve como objetivo principal caracterizar o brincar de meninos e meninas em duas brinquedotecas, uma na pré-escola e outra no ensino fundamental. Participaram do primeiro nove meninos e dez meninas; e do segundo, onze meninas e treze meninos. Em ambos os contextos, verificaram-se a predominância de brincadeiras entre crianças de mesmo sexo. Houve predomínio de brincadeiras solitárias na pré-escola, e de brincadeiras em grupo no ensino fundamental. Meninas, nos dois contextos, brincaram significativamente mais de faz-de-conta e com brinquedos para o desenvolvimento afetivo do que meninos. Estes, em comparação com meninas, na pré-escola, brincaram significativamente mais de brincadeira realística e com brinquedos que reproduzem o mundo técnico. No ensino fundamental, meninos brincaram significativamente mais de brincadeira turbulenta e sem brinquedo do que meninas. Os resultados são discutidos com base nas características das crianças e também em função dos contextos das brinquedotecas.
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