Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Diferenças de gênero no brincar de crianças pré-escolares e escolares na brinquedoteca

2006; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 16; Issue: 34 Linguagem: Português

10.1590/s0103-863x2006000200014

ISSN

1982-4327

Autores

Fernanda H. Wanderlind, Gabriela Dal Forno Martins, Janete Hansen, Samira Mafioletti Macarini, Mauro Luı́s Vieira,

Tópico(s)

Physical Education and Sports Studies

Resumo

Este estudo teve como objetivo principal caracterizar o brincar de meninos e meninas em duas brinquedotecas, uma na pré-escola e outra no ensino fundamental. Participaram do primeiro nove meninos e dez meninas; e do segundo, onze meninas e treze meninos. Em ambos os contextos, verificaram-se a predominância de brincadeiras entre crianças de mesmo sexo. Houve predomínio de brincadeiras solitárias na pré-escola, e de brincadeiras em grupo no ensino fundamental. Meninas, nos dois contextos, brincaram significativamente mais de faz-de-conta e com brinquedos para o desenvolvimento afetivo do que meninos. Estes, em comparação com meninas, na pré-escola, brincaram significativamente mais de brincadeira realística e com brinquedos que reproduzem o mundo técnico. No ensino fundamental, meninos brincaram significativamente mais de brincadeira turbulenta e sem brinquedo do que meninas. Os resultados são discutidos com base nas características das crianças e também em função dos contextos das brinquedotecas.

Referência(s)