
O professor de ensino médio e a psicologia em seu cotidiano escolar
2007; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1413-85572007000100012
ISSN2175-3539
AutoresRúbia Sousa Almeida, Cândida Beatriz Alves, Gabriella Nunes Neves, Ludmila Pereira Silva, Regina Lúcia Sucupira Pedroza,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoO contato do professor de Ensino Médio com a Psicologia durante sua formação acadêmica acontece pela Licenciatura e pretende fornecer subsídios para sua prática escolar. Esta pesquisa teve por objetivo analisar a visão desse professor sobre a influência da Psicologia em seu cotidiano, investigando como a preparação oferecida durante a graduação e outras formas de contato com a Psicologia contribuem para o exercício docente. Realizaram-se 30 entrevistas semi-estruturadas com professores do Ensino Médio de escolas particulares e públicas do Distrito Federal. Os dados coletados revelaram que a maioria dos professores esqueceu o que estudou sobre Psicologia. Os entrevistados reconheceram a importância da Psicologia, porém reclamaram da falta de conhecimento para utilizá-la. Os resultados apontam para a pouca eficiência das disciplinas de Psicologia ministradas nas Licenciaturas, que não atingem sua função de intervenção em sala de aula. É urgente uma revisão desse problema, já que essa carência tem sido sentida pelos professores.
Referência(s)