
Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemático
2015; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 29; Issue: 51 Linguagem: Português
10.1590/1980-4415v29n51a01
ISSN1980-4415
AutoresBeatriz S. D’Ambrosio, Celi Espasandin Lopes,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoNeste artigo apresenta-se o conceito de insubordinação criativa com o objetivo de analisar as contribuições que atitudes decorrentes dessa perspectiva podem trazer aos fazeres dos educadores matemáticos. Para isso, colocam-seem pauta discussões a respeito da complexidade educativa, da autonomia profissional, da prática reflexiva e do trabalho colaborativo. Pretende-se suscitar reflexões sobre a questão: Por que considerar a insubordinação criativa para redimensionar as práticas dos educadores matemáticos? Diante desta intenção, busca-se dialogar com teóricos da Educação e da Educação Matemática que se expressam de forma crítica e comprometida com a democracia, a justiça social, a ética e a solidariedade. Assim, justifica-sea necessidade de a comunidade reinventar as práticas da Educação Matemática.
Referência(s)