Artigo Acesso aberto

Escola e didática desenvolvimental: seu campo conceitual na tradição da teoria histórico-cultural

2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 29; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0102-46982013005000004

ISSN

1982-6621

Autores

Роберто Валдес Пуэнтес, Andréa Maturano Longarezi,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O artigo discute, sob a base da filosofia marxista e da psicologia histórico-cultural, escola e didática, numa perspectiva que tem no desenvolvimento integral do estudante sua tese fundamental. O texto percorre conceitos que, em sua globalidade, estabelecem os princípios que norteiam essa concepção de educação e de ensino, baseada na formação do pensamento teórico: educação, escola, desenvolvimento, pensamento teórico, didática desenvolvimental, atividade de ensino e aprendizagem, entre outros. Fundamenta o campo conceitual da escola e da didática desenvolvimental, a partir da sistematização e análise desses conceitos e das relações a eles intrínsecas. Esse constructo permite afirmar que a didática desenvolvimental tem o ensino intencional como seu objeto, a aprendizagem como condição e o desenvolvimento das neoformações e da personalidade integral do estudante como objetivo. Sob esse enfoque, depreende-se, pois, que a didática se projeta e se efetiva na relação indissociável ensino-aprendizagem-desenvolvimento.

Referência(s)