Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Jogo educativo de administração de medicamentos: um estudo de validação

2014; Associação Brasileira de Enfermagem; Volume: 67; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/0034-7167.2014670405

ISSN

1984-0446

Autores

Amanda Portugal de Andrade Moreira, Vera Maria Sabóia, Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho, Donizete Vago Daher, Elizabeth Teixeira,

Tópico(s)

Simulation-Based Education in Healthcare

Resumo

Pesquisa metodológica, que objetivou verificar a validade de uma tecnologia educacional (TE) na forma de jogo educativo de administração de medicamentos, segundo juízes e público-alvo, utilizando a etapa teórica do modelo de Pasquali. Os dados foram coletados entre setembro de 2011 a maio de 2012, em dois momentos: 1) aplicação e validação da TE por quarenta estudantes do 4º período do Curso de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (público-alvo); 2) observação e validação da TE por 8 docentes (juízes). Os questionários foram organizados em escala Likert, com itens distribuídos em blocos e analisados quantitativamente. O jogo foi validado, pois obteve mais de 80% de aprovação pelos dois grupos, podendo, portanto, ser utilizado como TE na disciplina de Fundamentos de Enfermagem. Os resultados foram positivos, demonstrando que alunos e professores se interessam mais por conteúdos ministrados quando são utilizadas tecnologias mais dinâmicas em sala de aula.

Referência(s)