Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Tutoria em Educação a Distância: didática e competências do novo “fazer pedagógico”

2013; Editora Universitária Champagnat - PUCPRESS; Volume: 13; Issue: 38 Linguagem: Português

10.7213/dialogo.educ.7642

ISSN

1981-416X

Autores

Eloiza da Silva Gomes de Oliveira, Lázaro Santos,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

A Educação a Distância destaca-se no contexto educacional atual. A pesquisa que deu origem a este artigo, realizada pelo Laboratório de Estudos da Aprendizagem Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, investigou o processo de tutoria do curso de Pedagogia a distância dessa Universidade. Procuramos conhecer as dificuldades encontradas e as competências necessárias para o exercício da tutoria. A necessidade da construção de uma Didática para cursos não presenciais levou-nos a estudar os processos que ocorrem no interior das práticas pedagógicas virtuais, objetivando aprimorar os processos de ensino e aprendizagem. Diante desse quadro, verificamos que muitos tutores ou docentes à frente do cenário da educação a distância não tiveram na sua formação experiências em tal modalidade. Quando se veem trabalhando nesse ambiente, configura-se um campo de novas descobertas e desafios, mas com o enfrentamento de algumas dificuldades. Os tutores que entrevistados destacaram o desenvolvimento de competências tutoriais como forma de superar tais dificuldades. Portanto, é na tensão entre as dificuldades e as competências dos tutores que acontece o surgimento do novo fazer pedagógico necessário à educação a distância.

Referência(s)