Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Transgressão do Paradigma da (multi)Seriação como referência para a construção da Escola Pública do Campo

2014; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 35; Issue: 129 Linguagem: Português

10.1590/es0101-73302014144531

ISSN

1678-4626

Autores

Salomão Antônio Mufarrej Hage,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O artigo analisa a realidade das escolas públicas do campo, inserindo suas particularidades nos desafios mais abrangentes que enfrentam os movimentos sociais populares do campo para assegurar o direito à universalização da Educação Básica, com qualidade socialmente referenciada e afirmativa da diversidade sociocultural e territorial que constitui o campo no Brasil. Ele socializa os resultados dos estudos realizados pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia (Geperuaz) sobre a realidade das escolas rurais com turmas multisseriadas, considerando o paradoxo existente entre o abandono e a precarização que caracteriza em grande medida as condições de existência dessas escolas e as ações criativas realizadas pelos professores e estudantes no cotidiano escolar, que desafiam as condições adversas nelas vivenciadas, indicando referências para a transgressão do paradigma seriado urbano de ensino atualmente hegemônico nessas escolas.

Referência(s)