
A construção social do mercado em Durkheim e Weber: análise do papel das instituições na sociologia econômica clássica
2005; National Association of Post-Graduate Research in Social Sciences; Volume: 20; Issue: 57 Linguagem: Português
10.1590/s0102-69092005000100008
ISSN1806-9053
AutoresCecile Helene Jeanne Raud-Mattedi,
Tópico(s)Emile Durkheim and Sociology
ResumoEste texto objetiva resgatar, de maneira exploratória, algumas reflexões pioneiras de Durkheim e Weber a respeito do mercado. No quadro da atual efervescência da nova sociologia econômica, argumentamos que Durkheim e Weber iniciaram o estudo sociológico do mercado em termos de construção social. De fato, ambos mostraram que os interesses econômicos e os meios adequados para sua busca são definidos socialmente, isto é, pelas instituições. Em particular, as regras tradicionais, morais e jurídicas são vistas como condicionantes básicos da regulação do mercado. Além disso, iniciando uma reflexão considerada hoje fundamental, ambos apontaram para o papel do Estado, cuja importância reside menos numa regulação direta da economia do que na difusão de valores sociais fundamentais.
Referência(s)