
Emprego de uma abordagem multicritério para classificação do desempenho de instituições de ensino superior
2009; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 17; Issue: 65 Linguagem: Português
10.1590/s0104-40362009000400006
ISSN1809-4465
AutoresAndré Luís Policani Freitas, Sidilene Gonçalves Rodrigues, Helder Gomes Costa,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoDesde os anos 90, o sistema universitário brasileiro tem vivenciado um grande crescimento caracterizado pelo aumento da quantidade de Instituições de Ensino Superior (IES) e também da quantidade de cursos de nível superior oferecidos por estas instituições. Neste contexto, é essencial que exista um Sistema de Avaliação da Educação Superior eficiente que seja capaz de monitorar as informações destas instituições e assegurar que a Qualidade em Educação fornecida por estas atendam os padrões recomendados. Uma das formas de obter a eficiência deste sistema consiste em avaliar continuamente o desempenho das IES à luz de vários critérios. Neste sentido, este artigo emprega uma abordagem multicritério fundamentada no emprego do método da Média Ponderada para classificar o desempenho de Instituições de Ensino Superior (IES) segundo a percepção de professores e alunos. Com o intuito de investigar o emprego desta abordagem, foi realizado um estudo de caso em uma universidade pública. Foram identificadas as fraquezas/potencialidades e os pontos críticos que devem ser priorizados em prol da melhoria da Qualidade em Educação.
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