Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Perfil do executivo no mercado globalizado

1999; Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD); Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1415-65551999000200009

ISSN

1982-7849

Autores

Simone Echeveste, Berenice Vieira, Débora Viana, Guilherme Trez, Carlos Panosso,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Impulsionadas pela globalização, empresas transnacionais, instaladas no Brasil, estão colaborando para a formação de um novo perfil profissional para executivos brasileiros. As mudanças que derivam deste cenário passam a exigir dos profissionais conhecimentos e aptidões diferenciadas para a atuação no ambiente atual de negócios. O presente estudo busca traçar o perfil ideal do executivo em face das exigências do mercado globalizado, destacando-se os principais atributos que este profissional deve apresentar, segundo a visão de profissionais decisores das 500 maiores empresas do ranking da revista Exame (1997). Realizou-se uma pesquisa descritiva, a partir de duas etapas: uma exploratória, na qual se geraram os atributos a serem avaliados e uma quantitativa, para a mensuração do grau de importância de cada indicador arrolado. Os atributos referentes ao perfil do executivo no mercado considerados mais importantes são: integridade, visão estratégica, liderança, conhecimento das operações da empresa, capacidade de decisão, negociação e coordenação de trabalhos em equipe, foco nos resultados, ética no trato das questões profissionais e sociais, motivação, pró-atividade e habilidade para o trato interpessoal.

Referência(s)