
Objetos de aprendizagem para o ensino de línguas: vídeos de curta-metragem e o ensino de Libras
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 14; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/s1984-63982014005000020
ISSN1984-6398
AutoresTatiana Bolívar Lebedeff, Angela Nediane dos Santos,
Tópico(s)Digital Storytelling and Education
ResumoO artigo debate o uso de vídeos de curta-metragem como Objetos de Aprendizagem para o ensino de Línguas (OALs) no processo de ensino-aprendizagem de Libras. Apresenta o conceito de Objetos de Aprendizagem e a sua ampliação para o conceito de OALs. Discute-se a produção de quatro vídeos de curta-metragem, desenvolvidos com técnicas de cinema, a partir de uma proposta comunicativa para o ensino de Libras, e o seu potencial de imersão em práticas sociais de linguagem. Conclui-se que os vídeos de curta-metragem possibilitam aos alunos uma imersão em práticas sociais de linguagem, considerando-se que estão situados em contextos sócio-histórico-culturais, e apresentam interações em Libras em situações reais de comunicação, constituindo-se em OALS.
Referência(s)