Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Objetos de aprendizagem para o ensino de línguas: vídeos de curta-metragem e o ensino de Libras

2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 14; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s1984-63982014005000020

ISSN

1984-6398

Autores

Tatiana Bolívar Lebedeff, Angela Nediane dos Santos,

Tópico(s)

Digital Storytelling and Education

Resumo

O artigo debate o uso de vídeos de curta-metragem como Objetos de Aprendizagem para o ensino de Línguas (OALs) no processo de ensino-aprendizagem de Libras. Apresenta o conceito de Objetos de Aprendizagem e a sua ampliação para o conceito de OALs. Discute-se a produção de quatro vídeos de curta-metragem, desenvolvidos com técnicas de cinema, a partir de uma proposta comunicativa para o ensino de Libras, e o seu potencial de imersão em práticas sociais de linguagem. Conclui-se que os vídeos de curta-metragem possibilitam aos alunos uma imersão em práticas sociais de linguagem, considerando-se que estão situados em contextos sócio-histórico-culturais, e apresentam interações em Libras em situações reais de comunicação, constituindo-se em OALS.

Referência(s)