Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

As metáforas primárias na aquisição da linguagem: um estudo interlingüístico

2007; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 23; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0102-44502007000200004

ISSN

1678-460X

Autores

Maity Siqueira, Regina Ritter Lamprecht,

Tópico(s)

EFL/ESL Teaching and Learning

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo interlingüístico e evolutivo da compreensão de oito metáforas primárias sob a perspectiva da Teoria da Metáfora Conceitual. Os dados foram obtidos através de entrevistas com crianças de 3 a 10 anos de idade, monolíngües, falantes nativas de português brasileiro ou de inglês norte-americano, bem como com adultos das mesmas comunidades lingüísticas. Os resultados de duas tarefas (verbal e não-verbal) aplicadas revelaram que a compreensão de metáforas primárias é uma habilidade que emerge cedo na infância e está relacionada ao tipo de mapeamento envolvido em cada metáfora conceitual. Tanto para os participantes brasileiros quanto para os participantes norte-americanos, a compreensão de metáforas primárias se deu em três estágios.

Referência(s)