Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Quarenta anos retratando a deficiência enquadres e enfoques da literatura infantojuvenil brasileira

2015; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 20; Issue: 60 Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782015206009

ISSN

1809-449X

Autores

Alessandra Santana Soares e Barros,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Trata-se de pesquisa que analisou, segundo os pressupostos da Escola Francesa de Análise do Discurso, cento e cinquenta livros infantis, editados nos últimos quarenta anos, que retrataram a deficiência. Constatou-se que os livros das décadas de 1970 e 1980 eram de escritores profissionais e mais independentes ideologicamente. Autores brasileiros, que a partir da década de 1990 escreveram sobre o tema para crianças e adolescentes, eram escritores iniciantes que retiraram autoridade na experiência vivida com a deficiência. Centraram seus propósitos na oferta de informação científica e na veiculação de mensagens moralizadoras. Tal engajamento político se deu em detrimento da melhor execução estética das obras literárias, que não preservaram premissas artísticas. As informações técnicas comprometeram a prioridade lúdica da literatura e não foram bem-sucedidas, pois incorreram em equívocos conceituais graves. Esta investigação se justificou pela contribuição semiótica à critica literária e pelo uso aplicado de seus resultados no ajuste dos parâmetros que elegem os livros infantis distribuídos às escolas públicas pelo Ministério da Educação.

Referência(s)