
Compreensão de emoções, aceitação social e avaliação de atributos comportamentais em crianças escolares
2011; Springer Science+Business Media; Volume: 24; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0102-79722011000100016
ISSN1678-7153
AutoresGabriela Pavarini, Carolina Piazzarollo Loureiro, Débora de Hollanda Souza,
Tópico(s)Early Childhood Education and Development
ResumoDiversos pesquisadores do campo de estudos sobre teoria da mente têm investigado a relação entre compreensão de emoções e interação social. Seguindo essa linha de investigação, o presente estudo explorou a relação entre compreensão emocional, aceitação social e avaliação de atributos comportamentais pelos pares. Cinquenta e duas crianças escolares responderam a um teste de inteligência emocional e a dois testes de avaliação sociométrica. Não foi encontrada uma correlação entre a compreensão emocional e a aceitação social, porém uma correlação negativa entre a compreensão emocional e a avaliação de atributos ligados à agressividade/disruptividade foi observada. Esses resultados sugerem que o conhecimento de diferentes emoções e de estratégias de regulação emocional podem tornar as crianças menos propensas à agressividade reativa.
Referência(s)