Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Compreensão de emoções, aceitação social e avaliação de atributos comportamentais em crianças escolares

2011; Springer Science+Business Media; Volume: 24; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0102-79722011000100016

ISSN

1678-7153

Autores

Gabriela Pavarini, Carolina Piazzarollo Loureiro, Débora de Hollanda Souza,

Tópico(s)

Early Childhood Education and Development

Resumo

Diversos pesquisadores do campo de estudos sobre teoria da mente têm investigado a relação entre compreensão de emoções e interação social. Seguindo essa linha de investigação, o presente estudo explorou a relação entre compreensão emocional, aceitação social e avaliação de atributos comportamentais pelos pares. Cinquenta e duas crianças escolares responderam a um teste de inteligência emocional e a dois testes de avaliação sociométrica. Não foi encontrada uma correlação entre a compreensão emocional e a aceitação social, porém uma correlação negativa entre a compreensão emocional e a avaliação de atributos ligados à agressividade/disruptividade foi observada. Esses resultados sugerem que o conhecimento de diferentes emoções e de estratégias de regulação emocional podem tornar as crianças menos propensas à agressividade reativa.

Referência(s)