Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Atividades e participação de crianças com Paralisia Cerebral conforme a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde

2009; Associação Brasileira de Enfermagem; Volume: 62; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s0034-71672009000400002

ISSN

1984-0446

Autores

Ismênia de Carvalho Brasileiro, Thereza Maria Magalhães Moreira, Maria Sálete Bessa Jorge, Maria Veraci Oliveira Queiroz, Daniele Gardano Bucharles Mont'Alverne,

Tópico(s)

Infant Development and Preterm Care

Resumo

A paralisia cerebral compromete o desempenho funcional do indivíduo acometido. Entretanto, as alterações nas atividades e participação deste têm sido pouco discutidas na literatura. O objetivo da presente pesquisa foi descrever características de um grupo de crianças com paralisia cerebral de uma instituição de Fortaleza quanto à capacidade em executar tarefas e participar das atividades de vida diária por meio da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. Ao todo 32 participantes foram avaliados. Os dados foram coletados e agrupados pelo programa Statistical Package of Social of Science. A utilização da CIF proporcionou uma descrição objetiva quanto à dimensão da limitação das crianças com paralisia cerebral estudadas e quanto ao impacto desta alteração na vida da criança.

Referência(s)