
A formação acadêmica de enfermagem e os incidentes com múltiplas vítimas: revisão integrativa
2012; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 46; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0080-62342012000300029
ISSN1980-220X
AutoresPétala Tuani Cândido de Oliveira Salvador, Rodrigo Assis Neves Dantas, Daniele Vieira Dantas, Gilson de Vasconcelos Torres,
Tópico(s)Nursing Diagnosis and Documentation
ResumoO estudo objetiva refletir acerca dos saberes, competências e habilidades que devem ser fomentados durante a formação acadêmica de enfermagem para uma atuação profissional eficaz perante um incidente com múltiplas vítimas (IMV). Trata-se de uma revisão integrativa da literatura acerca da formação dos acadêmicos de enfermagem. O levantamento bibliográfico foi efetuado nas bases de dados BDENF, LILACS, SciELO, MEDLINE, Web of Knowledge e HighWire Press, utilizando os descritores: educação superior; educação em enfermagem; enfermagem em emergência; e acidentes com feridos em massa. As produções proporcionaram tecer considerações nos pilares temáticos: peculiaridades; competências e habilidades que são essenciais à atuação do enfermeiro diante de um acidente com múltiplas vítimas e as estratégias docentes para o fomento de tais competências e habilidades. A análise literária denotou que o ensino da enfermagem deve configurar-se como um espaço de construção do senso crítico, o que exige uma prática pedagógica docente eclética.
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