Revisão Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A formação acadêmica de enfermagem e os incidentes com múltiplas vítimas: revisão integrativa

2012; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 46; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0080-62342012000300029

ISSN

1980-220X

Autores

Pétala Tuani Cândido de Oliveira Salvador, Rodrigo Assis Neves Dantas, Daniele Vieira Dantas, Gilson de Vasconcelos Torres,

Tópico(s)

Nursing Diagnosis and Documentation

Resumo

O estudo objetiva refletir acerca dos saberes, competências e habilidades que devem ser fomentados durante a formação acadêmica de enfermagem para uma atuação profissional eficaz perante um incidente com múltiplas vítimas (IMV). Trata-se de uma revisão integrativa da literatura acerca da formação dos acadêmicos de enfermagem. O levantamento bibliográfico foi efetuado nas bases de dados BDENF, LILACS, SciELO, MEDLINE, Web of Knowledge e HighWire Press, utilizando os descritores: educação superior; educação em enfermagem; enfermagem em emergência; e acidentes com feridos em massa. As produções proporcionaram tecer considerações nos pilares temáticos: peculiaridades; competências e habilidades que são essenciais à atuação do enfermeiro diante de um acidente com múltiplas vítimas e as estratégias docentes para o fomento de tais competências e habilidades. A análise literária denotou que o ensino da enfermagem deve configurar-se como um espaço de construção do senso crítico, o que exige uma prática pedagógica docente eclética.

Referência(s)