Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Pragmatismo e desenvolvimentismo no pensamento educacional brasileiro dos anos de 1950/1960

2006; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 11; Issue: 31 Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782006000100008

ISSN

1809-449X

Autores

Ana Waleska Pollo Campos Mendonça, Libânia Nacif Xavier, Vera Lúcia Alves Breglia, Miriam Waidenfeld Chaves, Maria Teresa Cavalcanti de Oliveira, Cecília Neves Lima, Pablo Silva Machado Bispo dos Santos,

Tópico(s)

Sociology and Education in Brazil

Resumo

O artigo analisa as formas de apropriação do ideário da Escola Nova no Brasil, particularmente do pragmatismo deweyano, nos anos de 1950/1960. Parte-se do pressuposto de que a ideologia desenvolvimentista que pontuou o debate em torno da reestruturação econômica, política e social do país nessas duas décadas constituiu-se em um solo fértil para a retomada e a expansão do ideário pragmatista entre os educadores brasileiros, articulando-se, de forma algumas vezes até contraditória, com essa ideologia. O foco do nosso trabalho é a produção bibliográfica do grupo de educadores que se articulava em torno de Anísio Teixeira, à época diretor do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP), órgão vinculado ao Ministério da Educação e Cultura (MEC). De uma forma geral, pode-se afirmar que a apropriação do pragmatismo deweyano, nesse contexto, deu-se numa tripla perspectiva: o pragmatismo como método científico, implicando uma determinada concepção de ciência, particularmente das ciências sociais, com ênfase na aplicação do conhecimento científico na solução dos problemas de ordem prática; como modo de vida democrático; e como sinônimo de experimentalismo, no âmbito da escola.

Referência(s)