
A BACIA DO RIO PARAÍBA DO SUL: CENÁRIO DE UMA ATIVIDADE DE EAA PARTIR DE PROBLEMAS AMBIENTAIS
2012; Volume: 5; Issue: 5 Linguagem: Português
10.17271/19843240552012394
ISSN1984-3240
AutoresJosana Pecene Malafaia, Antônio Carlos de Miranda, Haroldo Pereira Gomes,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoO presente estudo desenvolveu-se com o objetivo de enfocar uma proposta de educação ambiental centrada em uma sequência de atividades, visando identificar e organizar problemáticas sócio ambientais. Temos como pressuposto que os procedimentos de uma atividade educacional podem ser desenvolvidos e apresentados na forma de ‘problemas ambientais’, como defendem Rivarosa e Perales (2006), ao invés de simples ‘fatos’. Ao mesmo tempo, contextualizar as temáticas ambientais com a realidade cotidiana dos alunos. Nesse sentido, apresentamos uma proposta do ‘Esquema de Resolução de Problemas Ambientais’ sugerido por esses pesquisadores, em relação às atividades desenvolvidas por estudantes, cujo cenário é o rio Paraíba do Sul e a problematização, os riscos de sua contaminação.
Referência(s)