
O uso de portfólios na pedagogia universitária: uma experiência em cursos de enfermagem
2010; Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp); Volume: 14; Issue: 35 Linguagem: Português
10.1590/s1414-32832010005000018
ISSN1807-5762
AutoresMara Regina Lemes De Sordi, Margarida Montejano Silva,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoDescreve-se experiência de construção de matriz para análise de portfólios em um curso de licenciatura em enfermagem, com destaque para as aprendizagens mútuas e múltiplas do processo. Um dos desafios é potencializar o uso de portfólios evitando que este padeça de um subjetivismo que dificulte a sustentação do diálogo que se trava entre aluno/professor, que não pode prescindir de evidências sem as quais se enfraquece a dimensão educativa da avaliação. O estudo sistematiza princípios que garantem uma lógica de avaliação inovadora, constituindo-se recurso de formação tanto para docente quanto discentes envolvidos, contribuindo para o exercício da reflexão sobre o material produzido e compilado no portfólio.
Referência(s)