
Foco no cliente: ferramenta essencial na gestão por competência em enfermagem
2010; Associação Brasileira de Enfermagem; Volume: 63; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0034-71672010000200023
ISSN1984-0446
AutoresRosa Maria Ruthes, Liliane Bauer Feldman, Isabel Cristina Kowal Olm Cunha,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoUma reflexão sobre tese de doutorado, na qual foi realizada uma abstração da teoria descrita por autores especialistas na temática e uma transposição para a prática da gestão por competência em Enfermagem. A Competência elenca atributos de conhecimento, habilidade e atitude - denominados CHA, para agregar valor à organização de saúde com foco no cliente. É imprescindível despertar em toda a equipe, a responsabilidade e efetiva preocupação com o paciente, família e visitantes. O profissional se constitui como o líder inspirador de seu grupo. A competência gerencial do enfermeiro pode oportunizar o desenvolvimento dos recursos humanos e promover encantamento no atendimento dos clientes, fazendo a diferença nas organizações de saúde.
Referência(s)