
Da aurora à meia-noite e a questão da intermedialidade no expressionismo
2012; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 15; Issue: 19 Linguagem: Português
10.1590/s1982-88372012000100004
ISSN1982-8837
Autores Tópico(s)Cinema and Media Studies
ResumoO presente artigo objetiva reavaliar a questão intermedial do expressionismo referente à Da aurora à meia-noite, obra destacada de Georg Kaiser. O texto, escrito entre 1912 e 1915, e publicado em 1916, foi encenado em inúmeros teatros a partir de 1917. Em 1920, o diretor Karl Heinz Martin realizou sua transposição para o medium fílmico. A primeira parte do presente estudo analisa a forma textual de Da aurora à meia-noite entre tradição teatral e possíveis adaptações de técnicas cinematográficas. A seguir, investiga-se o aspecto visual de sua encenação no âmbito da nova visualidade expressionista no teatro, enquanto que a terceira parte se ocupa do filme Da aurora à meia-noite no contexto da permanente discussão sobre o chamado cinema expressionista
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