Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Funções Administrativas ou Práticas? As “Artes do Fazer” Gestão na Escola Mirante

2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Linguagem: Português

10.5007/2175-8077.2013v15n35p180

ISSN

2175-8077

Autores

Roberta Alvarenga de Almeida, Gelson Silva Junquilho,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

O objetivo deste artigo é ampliar a compreensão do exercício da gestão como fenômeno coletivo, resultante de práticas construídas pelos sujeitos organizacionais. O fio condutor foi a conceituação de Certeau (2009) sobre a vida cotidiana, locus onde sujeitos sociais desenvolvem “artes do fazer”, por meio de suas práticas. O estudo empírico foi realizado em uma escola pública de ensino fundamental, neste artigo denominada como Mirante, componente do sistema de educação básica do município de Vitória (ES). A estratégia metodológica foi baseada no método etnográfico, desenvolvida por meio de observação direta, complementada por entrevistas e documentos formais. A pesquisa mostra que as “funções administrativas” (FAYOL, 1970) são re/construídas socialmente, apropriadas que são por meio de práticas, resultantes das ações cotidianas de sujeitos praticantes no seio da escola. Os resultados apontam a complexidade das “artes do fazer” gestão, fenômeno este que é coletivo e não exclusivo da ação de um gestor.

Referência(s)