Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Expressões do conhecimento didático do conteúdo de um professor experimentado de enfermagem

2013; Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem; Volume: 22; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0104-07072013000300029

ISSN

1980-265X

Autores

Vânia Marli Schubert Backes, José Luís Medina Moya, Marta Lenise do Prado, Jouhanna do Carmo Menegaz, Alexandre Pareto da Cunha, Bruna de Souza Francisco,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Estudo qualitativo com objetivo de analisar a relação entre trajetória de formação e expressões do conhecimento didático de conteúdo, de um docente experimentado de enfermagem da região Sul do Brasil. São apresentados os dados coletados por meio de observação não participante e entrevista semiestruturada, analisados pelo método das comparações constantes. Deste processo emergiram as categorias trajetória de formação docente e expressões de conhecimento didático de conteúdo da qual derivam as subcategorias prática docente, formação pedagógica, socialização entre pares e domínio de conteúdo, organização e manejo do grupo, avaliação da compreensão dos alunos, respectivamente. Os resultados indicam que a busca do professor por formação permanente, a socialização com seus pares, as atividades profissionais que experiência para além da docência propriamente dita e a escolha de referencial teórico e metodológico emancipador no ensino guardam relação com o domínio de conteúdo, postura mais dialógica, problematizadora e crítico-criativa dele mesmo e de seus alunos.

Referência(s)