Artigo Acesso aberto Revisado por pares

“Captive audience”? – Product placement in textbook

2006; Escola Superior de Comunicação Social; Issue: Vol.2 nº4 / nº3 Linguagem: Português

10.4000/cp.8457

ISSN

2183-2269

Autores

Isabel Farinha,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O fenómeno do Marketing Escolar inscreve-se numa forma de publicitação do espaço escolar a que não é alheio o papel da criança na sociedade de consumo actual. Centra-se esta pesquisa na problematização da relação entre manual escolar – livro de carácter didáctico-pedagógico, em estreita conexão com os Programas Curriculares Nacionais – e product placement, ferramenta do Marketing, catalisadora da esfera do consumo. Em síntese, constata-se que, num mundo de marcas e bens globalizado, as fontes que conjuntamente constituem o mercado de influência das crianças são, afinal, múltiplas e dispersas, neutralizando portanto os efeitos da comercialização do currículo no modelo tridimensional de mercado.

Referência(s)