Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

EVOLUÇÃO DO USO DO COMPUTADOR NO ENSINO DE LÍNGUAS

2003; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 59; Linguagem: Português

10.5380/rel.v59i0.2854

ISSN

2236-0999

Autores

Francisca Helga Savir Moreira,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Uma série de teorias de ensino e aprendizagem vêm sucessivamente delineando e informando o ensino de segunda língua e língua estrangeira, refletindo diferentes concepções sobre o que significa aprender e propondo respostas às necessidades de diferentes contextos de aprendizagem. Ao longo dos últimos anos, o computador vem sendo incorporado a esse cenário, firmando-se enquanto instrumento pedagógico potencialmente facilitador do aprendizado. O presente trabalho visa explorar o entrelaçamento entre as teorias acima citadas e o assim chamado ensino de línguas assistido por computador (área conhecida internacionalmente como CALL – Computer-Assisted Language Learning). A fim de demarcarmos mais claramente a relação entre teorias de ensino de línguas, métodos e abordagens de ensino e o uso do computador enquanto recurso didático, usaremos a divisão do desenvolvimento da CALL em três fases, segundo Warschauer (1996): behaviorista, comunicativa e integrativa. Abstract A series of theories has successively been delineating and informing the teaching of second and foreign language, reflecting different conceptions on what it means to learn and proposing answers to the needs of different learning contexts. Over the last few years, the computer has been incorporated into this scenario, being established as a pedagogic instrument that can potentially facilitate learning. This paper intends to explore the weaving between the theories aforementioned and the so-called Computer-Assisted Language Learning (CALL). In order to outline more clearly the relationship among language teaching theories, methods and approaches and the use of the computer as an instructional resource, we will use the division of CALL’s development as proposed by Warschauer (1996): behaviorist, communicative and integrative.

Referência(s)
Altmetric
PlumX