
Escola e fábrica: vozes de trabalhadores em uma indústria de ponta
2003; Fundação Carlos Chagas; Issue: 118 Linguagem: Português
10.1590/s0100-15742003000100007
ISSN1980-5314
AutoresCelso João Ferretti, Dagmar M. I. Zibas, Gisela Lobo B. P. Tartuce, João dos Reis Silva Júnior,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO objetivo deste artigo é o de apresentar parte dos resultados de ampla pesquisa, na qual se estudou a qualificação como construção social, privilegiando-se dois campos de análise: a escola e a fábrica. A pesquisa focalizou uma escola pública, duas unidades do Senai e uma indústria metal-mecânica, localizada no interior do Estado de São Paulo. Neste artigo, discutem-se alguns dados obtidos no âmbito da fábrica, com destaque para o olhar dos trabalhadores sobre as contribuições da escola e da empresa para seu processo de qualificação profissional. Os resultados indicam que há consenso entre os entrevistados sobre o valor da escolarização, não só para o exercício da profissão, mas para a vida social e familiar. Os procedimentos adotados pela indústria, visando à qualificação profissional e à adesão dos trabalhadores aos objetivos empresariais, são também muito bem aceitos. A análise dos dados permitiu, todavia, desvelar conflitos, contradições e idealizações que os discursos consensuais não conseguem de todo ocultar.
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