
A civilização escolar como projeto político e pedagógico da modernidde: cultura em classes, por escrito
2003; Centro de Estudos Educação e Sociedade, CEDES; Volume: 23; Issue: 61 Linguagem: Português
10.1590/s0101-32622003006100008
ISSN1678-7110
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo discorre sobre como, a partir da Idade Moderna, estrutura-se um projeto político e pedagógico que, como tal, contribuiu para formar hábitos culturais da civilização ocidental. Pretende-se estudar a estrutura da escola à luz de uma caracterização sócio-histórica que preside o debate contemporâneo sobre o tema. A forma com que a escola moderna vem a público dá a ver determinadas concepções de espaço e de tempo, além de um ritual cotidiano, que se apresentam como portas de entrada para a cultura letrada. De alguma maneira, tratava-se de tornar a escola um instrumento de conformação e confirmação de hábitos, valores, crenças e saberes considerados prescritos pela vida moderna ocidental.
Referência(s)