Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A civilização escolar como projeto político e pedagógico da modernidde: cultura em classes, por escrito

2003; Centro de Estudos Educação e Sociedade, CEDES; Volume: 23; Issue: 61 Linguagem: Português

10.1590/s0101-32622003006100008

ISSN

1678-7110

Autores

Carlota Boto,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo discorre sobre como, a partir da Idade Moderna, estrutura-se um projeto político e pedagógico que, como tal, contribuiu para formar hábitos culturais da civilização ocidental. Pretende-se estudar a estrutura da escola à luz de uma caracterização sócio-histórica que preside o debate contemporâneo sobre o tema. A forma com que a escola moderna vem a público dá a ver determinadas concepções de espaço e de tempo, além de um ritual cotidiano, que se apresentam como portas de entrada para a cultura letrada. De alguma maneira, tratava-se de tornar a escola um instrumento de conformação e confirmação de hábitos, valores, crenças e saberes considerados prescritos pela vida moderna ocidental.

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