
Avaliação participante de práticas educativas em serviços de saúde
2009; Centro de Estudos Educação e Sociedade, CEDES; Volume: 29; Issue: 79 Linguagem: Português
10.1590/s0101-32622009000300005
ISSN1678-7110
AutoresElizabeth de Leone Monteiro Smeke, Nayara Lúcia Soares de Oliveira,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEstudo-experimentação, avaliando práticas educativas (PE) em saúde desenvolvidas em Centros do SUS (Campinas/SP), na implantação do Paidéia Saúde da Família, com base em referenciais da avaliação de 4ª Geração, que inclui as pessoas envolvidas com o objeto da avaliação, agrupadas por interesse, e da educação popular e saúde. Realizada em 2004, esta avaliação participante reuniu três grupos de interesse (GI) envolvidos nas ações educativas analisadas (usuários, profissionais e gestores). A partir de entrevistas coletivas com cada GI, e depois intergrupos, foram validados os resultados em cada etapa, identificando contribuições para mudanças e aprimoramentos. A auto-reflexão das práticas educativas vivenciadas e a explicitação de subjetividades, implicações e diferenças entre envolvidos, combinadas à triangulação com dados quantitativos, tornam-se dispositivos de educação permanente e gestão na saúde, criando alternativas para a avaliação apropriada pelos serviços.
Referência(s)