Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação continuada: a política da descontinuidade

1999; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 20; Issue: 68 Linguagem: Português

10.1590/s0101-73301999000300011

ISSN

1678-4626

Autores

Cecília Azevedo Lima Collares, María Aparecida Affonso Moysés, João Wanderley Geraldi,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Os autores discutem, em um texto ensaístico, as concepções de sujeito e conhecimento subjacentes às propostas de educação continuada. Utilizando prática tradicional na filosofia, o texto é construído pela interrogação dos termos que compõem o título. Analisando as limitações do pensamento científico moderno, conformado pela eliminação da seta do tempo e pela redução da natureza a leis deterministas, avança-se para o entendimento de que enquanto as rupturas, propiciadas pelo acontecimento e pela imprevisibilidade, permitem o fluir da vida, dando-lhe o sentido da continuidade, a descontinuidade característica das políticas brasileiras, pelo seu constante recomeçar, em um "tempo zero", é fundante do continuismo.

Referência(s)