
Barreiras à criatividade pessoal: desenvolvimento de um instrumento de medida
1999; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1413-85571999000200002
ISSN2175-3539
AutoresEunice M. L. Soriano de Alencar,
Tópico(s)Creativity in Education and Neuroscience
ResumoResumo Este artigo apresenta as etapas de construção e validação de um inventário de barreiras à criatividade pessoal. O instrumento focaliza distintas barreiras que dificultam ao indivíduo expressar seu potencial criador e incluiu, na versão original, 70 itens. Para fins de validação, o mesmo foi aplicado em uma amostra de 388 universitários, após ter sido submetido à análise semântica. Para estudo do seu conteúdo, procedeu-se à análise fatorial pelo processo de extração análise dos eixos principais com rotação oblíqua, que indicou os seguintes fatores: Inibição/timidez; Falta de Tempo/Oportunidade; Repressão Social; e Falta de Motivação. Análises preliminares indicam que o inventário discrimina distintos tipos de barreiras que afetam a expressão da criatividade pessoal, constituindo-se em instrumento útil para fins de pesquisa e diagnóstico.
Referência(s)