Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Motivação autônoma de estudantes de física: evidências de validade de uma escala

2014; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1413-85572014000100005

ISSN

2175-3539

Autores

Luiz Clement, José Francisco Custódio, Sueli Édi Rufini, José de Pinho Alves Filho,

Tópico(s)

Health, Education, and Aging

Resumo

Sob a orientação da Teoria da Autodeterminação foi elaborado um instrumento para avaliar a motivação de estudantes do Ensino Médio para realizar atividades da disciplina de Física e buscaram-se evidências de sua validade. À pergunta inicial "Por que eu faço as atividades nas aulas de Física?" seguiu-se um conjunto de 55 afirmativas, em escala Likert de cinco pontos. A escala foi aplicada a uma amostra composta por 708 estudantes do Ensino Médio. Foram realizadas as seguintes análises estatísticas: análise fatorial, com extração dos componentes principais; análises de consistência interna; estatísticas descritivas e correlação de Pearson. Foram encontrados seis fatores representativos: Desmotivação α=0,89; Regulação Externa - RP (Regras ou Punições) α=0,73; Regulação Externa - RS (Recompensas Sociais) α=0,76; Regulação Introjetada α=0,68; Regulação Identificada α=0,91 e Motivação Intrínseca α=0,93, os quais explicam 51,74% da variabilidade dos dados. Os resultados indicaram que a escala é confiável e apta para ser utilizada em novas investigações.

Referência(s)