Quem são os “alunos chineses”? A necessidade de repensar a questão da identidade
2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 2; Issue: 35 Linguagem: Português
10.5902/7871
ISSN2179-2194
Autores Tópico(s)Migration, Racism, and Human Rights
ResumoResumo: Este projeto tem o objetivo de repensar a questao da identidade associada ao aluno chines em contexto de ensino de portugues como lingua nao materna. Expomos uma nova posicao que o portugues vem assumindo na China e as influencias que tem promovido dentro do Imperio do Meio, entre a China e os paises de lingua portuguesa e nas interacoes entre chineses e estrangeiros construidas em portugues. Defendemos a necessidade de repensar conceitos de identidade numa perspectiva de um mundo mergulhado em superdiversidade. Palavras-chave: interacao intercultural; portugues como lingua nao materna; China; identidade. Com a intensificacao da cooperacao economico-comercial entre a China e os paises de lingua portuguesa, ve-se um grande aumento do numero dos cursos de portugues nas universidades chinesas, de tres no ano 2000 a dezessete no ano 2012. Do grande desenvolvimento do ensino de portugues como lingua estrangeira, resultou a intensificacao do intercâmbio academico e da mobilidade dos docentes e alunos entre as instituicoes do ensino superior chinesas e estrangeiras. A maioria das universidades chinesas que possui curso de portugues adota o modelo de “3+1” no seu programa de ensino, ou seja, os alunos estudam 3 anos numa universidade chinesa e um ano numa universidade brasileira ou portuguesa. Alem de ter um ano de vivencia num pais de lingua portuguesa, os alunos tem mais recursos e oportunidades do que nunca, para entrar em contato com a cultura da lingua-alvo: ter professor brasileiro ou portugues nas universidades, ouvir radio, ler jornais e assistir a programas televisivos em lingua portuguesa na televisao, na internet, entrar em contato com a comunidade dos paises/regioes de lingua portuguesa, ou fazer amigos com as pessoas desses paises/regioes pelas redes sociais da web, ate fazer estagio numa empresa brasileira etc. Numa era de globalizacao, com a evolucao tecnologica, vivemos numa sociedade de superdiversidade (VERTOVEC, 2007). Como afirmam Blommaert e Backus (2011), num contexto de superdiversidade, um sujeito se
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