
A comunicação não-verbal nas interações enfermeiro-usuário em atendimentos de saúde mental
2001; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0104-11692001000100012
ISSN1518-8345
AutoresRosiani B. R. de Castro, Maria Júlia Paes da Silva,
Tópico(s)Attachment and Relationship Dynamics
ResumoNeste estudo exploratório-descritivo, analisamos a comunicação não-verbal do enfermeiro em 11 interações em atendimentos de saúde mental. Dentre os sinais não verbais observados, maior número foi utilizado para a demonstração de sentimentos, decodificados principalmente, como interesse, atenção, tranqüilidade/descontração, tensão/medo, indiferença, ansiedade e irritação. Identificamos também o não-verbal contradizendo o verbal, alertando-nos que a maneira contraditória de emitir mensagens pode dar interpretação dupla ou distorcida da mensagem enviada. Em nossa percepção, a maioria dos enfermeiros pesquisados não está atenta o suficiente para perceber conscientemente o quanto a forma não-verbal de comunicar-se pode influir na assistência e na humanização dos atendimentos.
Referência(s)