Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Escrita no ensino de ciências: autores do ensino fundamental

2005; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s1516-73132005000300003

ISSN

1980-850X

Autores

Suzani Cassiani, María José P. M. de Almeida,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Apresentamos resultados de uma pesquisa sobre a escrita como possibilidade de expressão do pensamento dos alunos em aulas de ciências, no final de uma proposta de ensino com o tema Fotossíntese. O referencial de apoio é a análise do discurso em trabalhos de Eni Orlandi, com ênfase na noção de autoria. Analisamos nove produções escritas na forma de ficção científica, carta ou diário de bordo. Os resultados evidenciam a não ocorrência da repetição empírica, e na produção de significados pelos estudantes notamos várias manifestações de repetição histórica. Fazemos considerações sobre as potencialidades da escrita no ensino de Ciências em condições semelhantes às do estudo aqui apresentado.

Referência(s)