Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Aspectos motivacionais e estratégicos na internacionalização de empresas brasileiras

2006; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 46; Issue: spe Linguagem: Português

10.1590/s0034-75902006000500007

ISSN

2178-938X

Autores

Luiz Carlos Honório, Suzana Braga Rodrigues,

Tópico(s)

Global trade and economics

Resumo

O artigo discute os resultados de uma pesquisa sobre o comportamento internacional de firmas sob o foco de duas perspectivas teóricas importantes: a motivacional e a estratégica. O trabalho tem por objetivo identificar os fatores motivacionais e estratégicos presentes nas decisões internacionais e ainda pretende examinar as diferenças potenciais entre esses fatores tendo por base o tamanho da firma, a experiência internacional, estratégias anteriores de entrada e o envolvimento com vendas internacionais. Foi realizado um survey com 73 exportadoras brasileiras do setor de manufatura classificadas no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Os resultados evidenciam que fatores de ordem gerencial e associados aos mercados interno e externo impulsionam os negócios internacionais das empresas pesquisadas, elementos racionais e centralizadores demarcam o processo estratégico internacional, e diferenças significativas são observadas entre a maioria desses fatores em relação a tamanho, modo de entrada e envolvimento com vendas internacionais.

Referência(s)