Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Surdez e letramento: pesquisa com surdos universitários de Curitiba e Florianópolis

2009; Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1413-65382009000100008

ISSN

1980-5470

Autores

Ana Cristina Guarinello, Ana Paula Berberian, Ana Paula Santana, Kyrlian Bartira Bortolozzi, Simone Schemberg, Luciana Cabral Figueirêdo,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

Objetivamos com essa pesquisa apresentar aspectos que caracterizam as condições de letramento de surdos estudantes universitários, investigando o desempenho desses surdos em atividades de leitura e de escrita. Participaram dessa pesquisa vinte surdos Universitários. Para coleta de dados foram utilizados dois instrumentos: um questionário com questões abertas e fechadas a partir do qual foram coletadas informações sobre as práticas de leitura e de escrita vivenciadas cotidianamente pelos sujeitos da pesquisa e seis textos formulados em diferentes gêneros textuais, os quais os sujeitos deveriam ler e formular respostas acerca de seus conteúdos Percebe-se por meio da análise que as condições de letramento de cada sujeito têm uma correlação direta com as práticas de linguagem vivenciadas em seus contextos de vida. Conclusões: no contexto da surdez, ainda contamos com leitores e escritores que apresentam grande dificuldade no processo de interpretação e produção textual de gêneros secundários. Esse estudo aponta, assim, a importância de um trabalho de letramento desde a escola fundamental até a universidade que envolva práticas nos mais diversos tipos de gêneros.

Referência(s)