
O jogo como pretexto educativo: educar e educar-se em curso de formação em saúde
2007; Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp); Volume: 11; Issue: 23 Linguagem: Português
10.1590/s1414-32832007000300021
ISSN1807-5762
Autores Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoEste artigo enfoca uma experiência educativa com o uso do jogo, desenvolvida com alunos do 1º ano do curso de Medicina de uma instituição pública federal de ensino. O jogo foi utilizado como estratégia privilegiada para a abordagem da comunicação, espontaneidade e sensibilidade dos alunos no processo educativo em saúde. Por meio dele foi possível abordar o tema "saúde mental" dos estudantes, e estes expressaram seus sentimentos como ingressantes em um curso de Medicina. Essa experiência desencadeou aprendizagens discentes e docentes, o que, numa perspectiva freireana, é encarado como um processo dialógico e de mútua formação com os alunos. Os desdobramentos da mesma favoreceram o repensar da prática docente em saúde, bem como subsidiou a reorientação do processo de prevenção e promoção da saúde mental em propostas e programas de apoio ao aluno, em andamento na instituição.
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