Artigo Acesso aberto

Superdotação: conceitos e modelos de diagnóstico e intervenção psicoeducativa

2009; Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1413-65382009000100002

ISSN

1980-5470

Autores

Margarida Pocinho,

Tópico(s)

Cognitive and developmental aspects of mathematical skills

Resumo

A definição de sobredotação não está isenta de inseguranças e de controvérsias. O conceito não é estático, está em constante evolução, sendo que a tendência actual é caracterizada pela ponderação de outras variáveis além das cognitivas e da inteligência. Segundo o World Council for Gifted and Talented Children, considera-se sobredotada a pessoa com elevado desempenho ou elevada potencialidade, em qualquer dos seguintes aspectos isolados ou combinados: capacidade intelectual geral, aptidão académica específica, pensamento criativo ou produtivo, talento especial para as artes visuais, dramáticas e musicais, capacidade motora e capacidade de liderança. A multiplicidade de conceitos acaba, assim, por traduzir a multiplicidade de critérios a ter em conta na definição de sobredotação, implicando que a avaliação seja também multirreferencial, abrindo, consequentemente, um leque diversificado de propostas de intervenção assim como o recurso a diferentes agentes, procedimentos e instrumentos de avaliação.

Referência(s)