
Aprendiz versus trabalhador: adolescentes em processo de aprendizagem
2009; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 25; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0102-37722009000300006
ISSN1806-9770
AutoresMayte Raya Amazarray, Luciana Dutra Thomé, Ana Paula Lazzaretti de Souza, Michele Poletto, Sílvia Helena Koller,
Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoEste estudo objetivou conhecer a experiência de adolescentes em processo de inserção laboral. Participaram 10 adolescentes, de ambos os sexos, com idades entre 15 e 16 anos, em contrato de aprendizagem em empresa pública. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, com aplicação de questionário biosociodemográfico e grupos focais. Criaram-se quatro categorias temáticas: ser adolescente, aprendiz versus trabalhador, significado do trabalho e futuro profissional. Constatou-se indiferenciação entre os papéis de trabalhador e aprendiz. A experiência de aprendizagem foi percebida como situação privilegiada para a formação profissional. Expectativas acerca do futuro laboral revelaram insegurança e desinformação quanto ao mercado de trabalho. Evidenciou-se a importância da experiência para a construção da identidade de trabalhador e da realização de programas de acompanhamento junto a adolescentes aprendizes.
Referência(s)