Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Conhecimento morfossintático e ortografia em crianças do ensino fundamental

2006; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0102-37722006000100012

ISSN

1806-9770

Autores

Bianca Arruda Manchester de Queiroga, Michelly Brandão Lins, Mirella de Andrade Lima Vasconcelos Pereira,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

Este estudo investigou a relação entre consciência morfossintática e desempenho ortográfico de crianças de 2ª e 4ª séries do ensino fundamental das redes pública e particular de ensino da cidade do Recife - PE. Foram aplicadas tarefas de ditado de palavras e pseudopalavras para avaliar a ortografia, e tarefa de analogia de palavras, com justificativa, para avaliar o conhecimento morfossintático. Os resultados mostraram uma evolução entre as séries na escrita de palavras e pseudopalavras e na explicitação do conhecimento morfossintático. Uma comparação entre as médias de acertos revelou desempenho inferior dos alunos da rede pública. Encontrou-se um efeito preditor do conhecimento morfossintático sobre o desempenho ortográfico na escrita de palavras e pseudopalavras (controlando-se a variável idade). Como conclusão verificou-se que o conhecimento morfossintático favorece o domínio ortográfico, na medida em que possibilita às crianças uma maior compreensão dos processos de formação de palavras.

Referência(s)
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