
Pessoa com deficiência física e sensorial: percepção de alunos da graduação em enfermagem
2011; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 24; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0103-21002011000100012
ISSN1982-0194
AutoresCristiana Brasil de Almeida Rebouças, Kariane Gomes Cezário, Paula Marciana Pinheiro de Oliveira, Lorita Marlena Freitag Pagliuca,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoOBJETIVO: Descrever a percepção de acadêmicos de enfermagem antes e após a ministração da disciplina optativa - Pessoa com deficiência física e sensorial: abordagem e tendências na enfermagem. MÉTODOS: Estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa, desenvolvido por meio de questionário aplicado em três períodos: 2007.2; 2008.2 e 2009.1. Participaram do estudo 96 alunos que descreveram suas percepções em relação à disciplina supracitada nesse instrumento de coleta de dados. RESULTADOS: A idade desse grupo de alunos situou-se entre 17 e 37 anos e encontravam-se matriculados no 1º, 2º e 5º semestres letivos. As respostas foram agrupadas em cinco categorias: Comunicação e relacionamento com pessoas com deficiência; Relevância da disciplina; Crescimento proporcionado; Capacitação de profissionais, e Pontos positivos / negativos e sugestões. CONCLUSÃO: Concluiu-se que a disciplina contribuiu na formação dos alunos ao capacitar futuros profissionais de enfermagem para o cuidado às pessoas com deficiência.
Referência(s)