
Inclusão de alunos com síndrome de Down: discursos dos professores
2010; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1984-02922010000100012
ISSN1984-0292
AutoresLisiane Machado de Oliveira-Menegotto, Fernanda de Oliveira Martini, Laura Kolberg Lipp,
Tópico(s)Inclusion and Disability in Education and Sport
ResumoO artigo pretende discutir os discursos de professores da cidade de Novo Hamburgo/RS sobre a inclusão de alunos com síndrome de Down. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, contando com a participação de 19 professores de alunos com síndrome de Down de escolas regulares de Novo Hamburgo/RS. Eles foram entrevistados e seus discursos foram analisados a partir de análise de conteúdo qualitativa. Os resultados indicam que eles manifestaram sentimentos de desamparo, impotência e incompetência frente à inclusão, sobretudo, em decorrência da carência de espaços de discussão e formação sobre o assunto, apontando para possibilidades de intervenção da Psicologia.
Referência(s)