
Popularidade em blogs: composição, causas e consequências
2013; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português
10.6008/ess2179-684x.2013.002.0013
ISSN2179-684X
AutoresIsadora Teixeira V. Menin Netto Castro, Carlos Denner dos Santos,
Tópico(s)Information Science and Libraries
ResumoCapazes de difundir informações e influenciar comportamentos, blogs são cada vez mais valorizados como fontes de inteligência de negócios, sendo procurados por empresas para formar alianças estratégicas de divulgação de produtos e serviços. Na busca daqueles que possam trazer resultados mais eficazes, empresas realizam classificações com base em indicadores para mapear as páginas mais populares e influentes. Nesse sentido, partindo do pressuposto de que popularidade é um construto e que as redes das quais os blogs fazem parte são moldadas por conexão preferencial, de modo que os blogs populares tendem a se tornar cada vez mais populares, desenvolvemos um modelo teórico para o entendimento da composição da popularidade em blogs, suas causas e consequências. Nós testamos empiricamente esse modelo e encontramos suporte para nossas suposições teóricas. Dentre os principais resultados, encontramos que o construto sugerido é confiável, que a idade do blog influencia a popularidade, e que esta é uma importante preditora da quantidade de autores de um blog.
Referência(s)