Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Instrumentos psicológicos: estudo comparativo entre estudantes e profissionais cognitivo-comportamentais

2006; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS; Volume: 23; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s0103-166x2006000400004

ISSN

1982-0275

Autores

Katya Luciane de Oliveira, Ana Paula Porto Noronha, Marilda Aparecida Dantas,

Tópico(s)

Academic and Historical Perspectives in Psychology

Resumo

Esta pesquisa analisou se há diferença entre os instrumentos psicológicos mais conhecidos e utilizados por estudantes e profissionais cognitivo-comportamentais. Participaram 40 estudantes, do último ano do curso de Psicologia e 35 psicólogos. Foi utilizado instrumento composto de duas partes, a primeira contemplou questões que visavam à caracterização dos sujeitos quanto à formação, atuação profissional, estratégias e instrumentos utilizados na avaliação. A segunda parte constava de uma relação contendo 152 instrumentos de avaliação psicológica, na qual os sujeitos tinham que assinalar os conhecidos e os utilizados. Os resultados evidenciaram que tanto estudantes quanto profissionais utilizam com maior freqüência em sua avaliação as entrevistas. Os instrumentos mais conhecidos pelos sujeitos foram o Zulliger, a Escala de Maturidade Mental Columbia, o Teste de Apercepção Temática e o WISC-III. Os mais utilizados foram o Bender Infantil, o Desenho da Figura Humana e o Teste Wartegg. Sugere-se que novos estudos sejam realizados com o intuito de promover avanços na preparação do psicólogo brasileiro.

Referência(s)