Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Impactos educacionais das Unidades de Polícia Pacificadora: explorando efeitos sobre fluxos docentes

2013; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

10.12957/intratextos.2013.8561

ISSN

2176-6789

Autores

Eduardo Ribeiro,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

A partir do final de 2008, o Governo do Estado do Rio de Janeiro iniciou uma série de intervenções denominadas Unidades de Polícia Pacificadora (UPP). Estas constituem ocupações de territórios previamente dominados por grupos armados organizados, sobretudo pelo tráfico varejista de drogas, com a instalação de batalhões locais; ocupações que, idealmente, seriam seguidas pela implantação de projetos e serviços públicos. As UPPs constituem uma alternativa ao paradigma tradicional da política de enfrentamento ao tráfico varejista de drogas e, embora convivam com o antigo modelo bélico-repressivo, devem provocar, indiretamente, mudanças em diferentes aspectos da vida na cidade. Neste sentido, este trabalho discorre sobre os possíveis impactos das UPPs nos resultados educacionais dos territórios atendidos, explorando alterações nos padrões dos fluxos de professores e rotatividade nas escolas públicas municipais da cidade do Rio de Janeiro. DOI: 10.12957/intratextos.2013.8561

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