Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Significações sobre desenvolvimento humano e adolescência em um projeto socioeducativo

2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 26; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0102-46982010000300009

ISSN

1982-6621

Autores

Cláudio Márcio de Araújo, María Cláudia Santos Lopes de Oliveira,

Tópico(s)

Physical Education and Sports Studies

Resumo

Este artigo se baseia em uma pesquisa que teve por objetivo analisar concepções sobre adolescência e desenvolvimento humano que medeiam as intervenções socioeducativas no contexto de um circo social. Participantes: adolescentes, corpo técnico, estagiários e o próprio pesquisador. Os resultados foram gerados considerando os seguintes núcleos de significação: (a) a potencialidade da arte circense como instrumento na promoção de desenvolvimento humano; (b) a evolução no uso de instrumentos circenses como foco do processo de acompanhamento e avaliação do adolescente; (c) a adolescência como fase do ciclo de vida; (d) risco e vulnerabilidade social como características do sujeito ou do contexto. A necessidade de que os agentes institucionais busquem uma compreensão mais profunda do processo de transformação pessoal que tem lugar ao longo da adolescência é aspecto explorado na discussão.

Referência(s)