Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Alunos no ensino fundamental, ampliação da jornada escolar e Educação Integral

2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Issue: 45 Linguagem: Português

10.1590/s0104-40602012000300006

ISSN

1984-0411

Autores

Lígia Martha C. da C. Coelho,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

Este ensaio é tecido com falas de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, coletadas durante pesquisa nacional que trabalhou com experiências de ampliação da jornada escolar. Discutimos concepções de Educação Integral, materializadas nas práticas de ampliação de jornada escolar, a partir do olhar desses alunos e fundadas em dois pressupostos: (1) a ampliação da jornada escolar pode influir na qualidade da educação, quando se constitui como uma formação completa do ser humano; e (2) essa concepção de Educação Integral inicia-se nos anos iniciais do ensino fundamental. O trabalho estrutura-se em três partes que descrevem falas desses alunos, realizando inferências sobre como veem a ampliação da jornada escolar; analisam essas falas, com quadro conceitual que apresenta diferentes propostas de ampliação da jornada escolar com Educação Integral e refletem sobre a concepção de Educação Integral na contemporaneidade, comparando-a às falas desses alunos.

Referência(s)