Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Filosofia da educação e imagens de docência: o professor viajante ou alquimista?

2013; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 18; Issue: 52 Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782013000100008

ISSN

1809-449X

Autores

Amarildo Luiz Trevisan, Maiane Liana Hatschbach Ourique, André Luiz de Oliveira Fagundes, Eliana Regina Fritzen Pedroso,

Tópico(s)

Psychology and Mental Health

Resumo

O artigo visa relacionar o problema da formação com as imagens de professor fomentadas nos últimos trabalhos apresentados no Grupo de Trabalho Filosofia da Educação (GT-17) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), para entender melhor os modelos de docência propostos. Entre as imagens que emergem dessas produções, duas configurações distintas de docência destacam-se: o "professor alquimista" e o "professor viajante". A primeira está intimamente ligada às narrativas que dão sustento ao projeto de formação da modernidade, quais sejam, da transformação, da emancipação, da consciência, entre outras; a segunda relaciona-se a uma imagem de professor em que os processos formativos vão se ampliando na própria relação pedagógica. Essas duas perspectivas, de alguma forma, ancoram as discussões sobre a formação docente, fomentando, em consequência, a construção de imagens-modelo de professor. Suas características fundamentais delineiam diferentes caminhos para a constituição e o exercício da docência.

Referência(s)