Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Projeto pedagógico do curso de licenciatura em Ciências da UFPR Litoral: desafios e possibilidades para uma formação emancipatória

2019; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Volume: 94; Issue: 237 Linguagem: Português

10.24109/2176-6681.rbep.94i237.376

ISSN

2176-6681

Autores

Lenir Nascimento da Silva, Francéli Brizolla, Luiz Da Silva,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A crítica aos currículos fragmentados em disciplinas tem sido recorrente em inúmeras publicações nacionais. A dificuldade para a implantação de currículos não disciplinares nos cursos de ensino superior em universidades estabelecidas há décadas esbarra, principalmente, nas relações de poder dentro das universidades. O setor Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR) faz parte do plano de expansão das instituições brasileiras de ensino superior e, assim, marcou seu início com o desafio de fazer diferente, ou seja, atuar com currículos não disciplinares. Nesse sentido, apresentamos detalhadamente o projeto pedagógico do curso de licenciatura em Ciências construído ao longo dos quatro anos de sua existência.

Referência(s)