
A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola
2001; Centro de Estudos Educação e Sociedade, CEDES; Volume: 21; Issue: 53 Linguagem: Português
10.1590/s0101-32622001000100005
ISSN1678-7110
Autores Tópico(s)Physical Education and Sports Studies
ResumoO movimento corporal sempre foi dentro do espaço escolar uma moeda de troca. A imobilidade física funciona como punição e a liberdade de se movimentar como prêmio. Estas atitudes evidenciam que o movimento é sinônimo de prazer e a imobilidade, de desconforto. Mas se é através do movimento que o indivíduo se manifesta, que indivíduos iremos formar se impedimos sua expressão? O presente texto abordará a questão da introdução da dança no espaço escolar, relatando e refletindo sobre o trabalho que é desenvolvido no curso de Licenciatura em Dança da Unicamp e partilhando das experiências de professores da rede de ensino que fizeram o curso de "atividades corporais artísticas para professores da educação formal" em Tupã (SP).
Referência(s)